De Moreré até Castelhanos pelo mangue
Conheça a praia de Bainema, o enorme Manguezal e a paradisíaca praia de Castelhanos numa mesma aventura de paisagens diferentes.
O QUE VISITAR NA ILHA?
YazReese
7/11/20244 min ler
A ponta dos Castelhanos é considerada uma das mais belas praias escondidas da região.
Águas cristalinas e mornas acompanham o litoral, formando espetaculares piscinas naturais quando á maré baixa.
Para chegar a esse destino existem diversas opções, uma delas é a trilha que atravessa o grande manguezal característico da ilha de Boipeba.
O roteiro geralmente começa no Moreré.
Melhor é começar a aventura bem cedo e na maré baixa. Isso acontece porque na maré alta não fica dificil atravessar o mangue, então terão que optar pela caminhada na trilha dentro da mata. Se o seu interesse é conhecer os maravilhosos manguezales que a ilha possui, fale connosco para organizarmos o melhor passeio para voçe.
1.30hs
Trilha a Ponta dos Castelhanos pelo mangue
Duraçao da trilha desde Moreré
Horario de saída:
De acordo com o horário da maré
Duração da atividade
6 hs
Recomenda-se fazer esta trilhia pela primeira vez com guia, pois uma vez dentro do manguezal os caminhos podem virar um labirinto, por isso é melhor estar acompanhado primeiro para não trilhar o caminho errado.
Esta aventura está dividida em fases, e isso é o mais maravilhoso, as mudanças de paisagem irão rodeá-lo frequentemente, seja pela maré ou pelo locais a atravessar.
© 2021 Yazmin Mié
1ª fase: Saída da praia de Moreré até a praia de Bainema. O caminho é simples, passando pela Rua das Flores, conhecida pelos seus coloridos túneis de hibisco.
2ª fase: O final da Rua das Flores é o início da praia de Bainema, onde se avista uma extensa e grande praia deserta cercada de um lado pelo mar quente e do outro lado acompanhada por grandes fazendas de coqueiros. É preciso atravessar essa praia do começo ao fim para encontrar o início da trilhia que segue até o manguezal.
3ª fase: deixando de lado por um momento a praia, o caminho continua, entrando numa das últimas fazendas de Bainema e entrando no caminho fino e úmido até o grande manguezal.
Recomendamos tirar os chinelos e andar descalço, o caminho é lamacento (uma espécie de mistura entre areia e barro), as línguas nativas dizem que essas caminhadas são saudáveis para a pele. Além disso, é mais fácil, pois não há oportunidade de deixar o chinelo afundado dentro da pesada lama.
O caminho está repleto de caranguejos de todos os tamanhos. Se isso te impressiona, não se preocupe. Eles têm mais medo do que você e são muito rápidos, quando os crustáceos percebem o movimento, saem para dentro das tocas abriendo camino, provavelmente você nunca pisará neles.
Quase chegando ao final da trilha pelo manguezal, há uma parte onde a lama nas laterais do caminho é muito longa e profunda, quase até o joelho. Não perca a experiência de pisar nela e tentar caminhar, a sensação é ótima e pode ser muito divertida.
4ª fase: Saindo do manguezal teremos canoas nos esperando. São os marinheiros do Pontal de Castelhanos que levam os aventureiros ao grande destino final: o Pontal dos Castelhanos.
Mais para isso e necessario atravessar o Rio Catu
Na Ponta dos Castelhanos, durante o dia, barraquinhas montadas na beira do rio que margeia a praia servem pastéis, peixe assado, lambretas, pratos tipicos e caipirinhas de cacau e biri-biri.
Se você quer ficar mais tranquilo e longe do turismo, basta caminhar alguns metros para chegar a uma enorme faixa de areia quase vazia e aproveitar o dia assistindo a maré.
© 2021 Yazmin Mié
© 2021 Yazmin Mié
Se teve a sorte de fazer essa experiência pela manhã com a maré baixa, com certeza a maré estará alta para o seu retorno. Então o caminho de volta vai mudar. Os marinheiros que o levaram antes na saída do manguezal, agora não poderão te deixar lá, pois a maré está alta e não há possibilidades de caminhar por aí. Eles o deixarão no outro ponto de chegada denominado "O Paredão".
Este ponto é o início de uma trilha pela floresta. Linda pela quantidade de vegetação e exóticos. Árvores gigantes, trilha de contos de fadas, aromas e um ambiente sorprendente.
Tanto a trilha pelo manguezal quanto a trilha pela mata partem da praia de Bainema. Isso significa que, de onde você venha, vai caminhar duas vezes a praia de Bainema. O mágico é que uma vez voçe vai desfrutar na maré baixa da extensa praia e na proxima vez voçe vai ver o mar agitado tomando conta da quasi totalidade da praia.
Desfrute
Uma experiência única para se conectar com a natureza.
Contate-nos
Eventos / Hospedagem
refugiodosagrado@gmail.com
+ 34 630 554951
© 2024. Todos os direitos reservados
Booking
+ 55 71 996 040018
Site desenvolvido por: YazReese